O que fazer se eu falhar na dieta? - Dra. Chris Vitola - Nutricionista Funcional - Curitiba - PR

O que fazer se eu falhar na dieta?

A grande maioria das pessoas que me procura já tentou de alguma forma emagrecer e não obteve êxito!  Muitas delas até relata que conseguiu por um período, mas não de forma definitiva como esperavam. Praticamente todas elas relatam que a frustração após abandonar a dieta é realmente algo que as desmotivam.

Ninguém gosta de falhar, isso é um fato! Quando falhamos em algo que praticamente só depende de nós a sensação de frustração parece ser ainda maior. Nós sabemos que somos os grandes responsáveis por aquele resultado indesejado, isso realmente incomoda bastante.

A primeira coisa que eu gostaria que você tivesse em mente é que falhar no processo de emagrecimento é bastante comum e que você não deve se sentir mal por isso! Tenho certeza que você conhece uma infinidade de pessoas que tentaram e não conseguiram emagrecer, outras ainda que estão em constante processo de emagrecimento sem resultado. Mesmo sabendo disso, naquela semana em que abandonamos a alimentação saudável o sentimento é de que somos os únicos no universo que não vão conseguir perder peso. Pare com isso agora mesmo! Este sentimento de culpa, baixo astral, menos valia, ansiedade (entre outros) só vão a cada dia  te levar mais para baixo!

Cada pessoa reage de um jeito com o sentimento de frustração. Pessoas que estavam em dietas restritivas tendem a descontar esta frustração na comida (um dos grandes motivos do porquê dietas restritivas não funcionam, mas isso é papo pra outro dia). Nós falhamos na dieta e passamos a nos alimentar de forma ainda pior por conta de um turbilhão de sentimentos ruins que nos cercam neste momento! Você já viu esta filme? Sabe o final, né?

Agora me responda: O que você faz quando tropeça? Levanta e segue em frente, certo? Mas por que você não faz a mesma coisa com alimentação? Errou numa refeição? Volte ao saudável nas próximas! Sua alimentação não precisa ser perfeita para que você consiga emagrecer. Você precisa sim se alimentar de acordo com seus objetivos na grande maioria das vezes.

Foi em uma festa e “meteu o pé na jaca”? No dia seguinte volte para sua rotina alimentar regrada.

Na minha opinião (e pelo que vejo no dia a dia do consultório) a grande maioria das pessoas acaba se permitindo uma segunda refeição “pouco saudável”, depois uma terceira e assim por diante e quando dá por si já está comendo “errado” em todas as refeições.  Esse é o problema!

Muitos pacientes me perguntam se eu como doce, se eu como chocolate, se eu vou em festinhas de crianças, se eu como fritura, se eu bebo refrigerante, etc, e a minha resposta é sempre a mesma. Claro que sim!!!!  Não me privo de nada mas não me permito sempre, entendem? Repito: o que importa é o que fazemos na maior parte do tempo!

Espero que este texto te ajude a refletir sobre ao assunto e também possa te auxiliar na construção de uma relação mais saudável com sua alimentação.

Vou resumir tudo o que conversamos aqui em uma única frase: Saiu da dieta hoje, volte amanhã. Simples assim!

Whatsapp Atendimento