Nutricionista e a Nutrição Funcional

A imagem da nova pirâmide alimentar diz muito sobre como devem ser nossos hábitos alimentares e é uma excelente referência sobre a proporção dos alimentos que devemos consumir, porém a nutrição é muito mais do que escolher os alimentos e neste página você vai encontrar mais sobre o que é nutrição funcional e o papel do nutricionista com esta visão funcional.
Pirâmide Alimentar Nutrição Funcional

O que é nutrição funcional?

Nutrição Funcional é uma área da nutrição que tem uma visão especial sobre o equilíbrio do indivíduo. Se nosso corpo estiver em pleno funcionamento e recebendo os alimentos corretos iremos tratar e prevenir desordens crônicas que geram boa parte das doenças. Obviamente que nosso organismo é muito complexo e este equilíbrio não se dá apenas com a alimentação, apesar de seu papel protagonista a alimentação é um dos fatores que se soma a atividade física, qualidade do sono, alterações emocionais e muitos outros e o resultado final é o funcionamento desta grande e complexa máquina chamada corpo humano.

E como está o funcionamento do seu corpo?

Se sua resposta não foi satisfatória, procure hoje mesmo um nutricionista funcional.

A Nutrição funcional baseia-se em 5 pilares principais:

1 - Individualidade Bioquímica

1673

Somos únicos, isso é inegável e se observar a sua volta irá perceber que mesmo entre membros de uma mesma família determinados alimentos fazem bem para um e não fazem bem para outro. É muito comum conhecermos pessoas que se ingerirem café do meio da tarde em diante e relatarem dificuldade para dormir e outras pessoas que bebem café o dia todo e não relatam nenhum problema ao dormir. Como que isso se explica? Somente a individualidade bioquímica pode trazer luz a esta questão. Da mesma forma que algumas pessoas arriscam-se em dietas da moda e tem um relativo resultado imediato e outras não.

Nós programamos nosso corpo com os alimentos que ingerimos e os estímulos que lhe proporcionamos, quão melhor for esta ingestão melhor será a qualidade de vida.

2 - Foco no Paciente (e não na doença)

1674

A Medicina Ocidental tem esta visão sobre a doença, sobre o problema e fomos acostumados a pensar desta forma. Se temos uma dor de cabeça, tomamos remédio para dor de cabeça. Este remédio ocasionalmente causa uma dor de estômago e lá vamos nós tomar remédio para dor de estômago e este ciclo não tem fim. A Nutrição funcional irá buscar as causas das desordens apresentadas e a consequência será invariavelmente uma melhora da qualidade de vida como todo.

Como poderá o indivíduo emagrecer se seu intestino não funcionar corretamente, sem absorver os nutrientes corretos e sem oferecer a barreira natural que deveria às toxinas que transitam pelo trato gastrointestinal? Em desequilíbrio o corpo irá reagir com inflamações, problemas de funcionamento, fraqueza do sistema imunológico, etc. Emagrecer neste caso será uma consequência do bom funcionamento do corpo todo.

3 - Equilíbrio Nutricional e Biodisponibilidade de Nutrientes

1679

Cada alimento que ingerimos irá ser digerido, interagir com o organismo e interagir com outros alimentos ingeridos. Garantir que estas interações sejam positivas e proporcionem bem-estar e equilíbrio no corpo humano é o que se busca com a nutrição funcional.

O nutriente tem que estar na hora certa, no lugar certo, na quantidade correta para proporcionar seu melhor aproveitamento e consequente benefício para o corpo.

4 - Inter-Relações em teia de fatores fisiológicos

1680

O nome deste pilar assusta mas o conceito é simples. Todas as funções fisiológicas de nosso corpo estão relacionadas. O nutricionista funcional organiza estas relações em uma teia e busca a compreensão dos desiquilíbrios e corrigindo as causas, não os efeitos ou sintomas.

Desta forma o nutricionista funcional relaciona e analisa os Desiquilíbrios nutricionais e sua relação com Disfunções Imunológicas e inflamações, Estresse oxidativo e metabolismo energético, Alterações gastrointestinais, Desiquilíbrios estruturais, Problemas na detoxificação, Interação corpo-mente e Disfunções Neuroendócrinas.

5 - Saúde Positiva (saúde não é o oposto de doença)

1681

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

Não estar doente não significa estar saudável. Saudável é ter o corpo em pleno funcionamento, ter disposição, não expor o organismo a fatores estressantes, buscar equilíbrio e estar feliz. Das funcionalidades mais básicas e vitais como o batimento cardíaco ou a condução de estímulos elétricos pelo sistema neurológico até ao estado emocional que é multifatorial e complexo a nutrição funcional tem um papel importante na busca do melhor para cada indivíduo sempre.

Concluindo ...

Buscar um profissional de nutrição funcional não depende de estarmos acima ou abaixo do peso, com alguma doença crônica, etc. A busca por uma vida saudável e plena já é mais do que um bom motivo para pensar no apoio de um profissional desta área. Agende agora mesmo sua consulta e inicie sua mudança de vida pela alimentação.