O que é melhor para emagrecer? Nutricionista, Coaching e Grupo de Emagrecimento? - Dra. Chris Vitola - Nutricionista Funcional - Curitiba - PR

O que é melhor para emagrecer? Nutricionista, Coaching e Grupo de Emagrecimento?

Primeiramente tenho a obrigação de dizer que o emagrecimento é um processo individual e que nenhum destes profissionais ou método vai te emagrecer. Você deve estar comprometido com seu emagrecimento e, mais do que isso, deve estar comprometido com hábitos de vida saudáveis. Então vamos às diferenças para que você possa entender o que está mais alinhado com você. Por ter formação e atuar das três formas, sinto-me bastante confortável em trazer os pontos positivos e indicações de cada um. Se ao final desta leitura ainda restar dúvidas, conte comigo!

Nutricionista

Um nutricionista é um profissional está habilitado a prescrever dietas e suplementos. Inclusive é atividade privativa do nutricionista a prescrição de dietas, ou seja, somente ele pode te dizer as quantidades do que comer, os horários de alimentação, enfim. O papel principal do nutricionista é avaliar sua condição física e seus objetivos para te dizer o que comer, o que não comer, quanto comer e quando comer.

É papel do nutricionista também a educação nutricional. Então, ele deve te orientar sobre como sua alimentação irá impactar positivamente ou negativamente sua saúde, como cada nutriente irá interagir com seu organismo, etc. Esta educação nutricional é bem abrangente e está presente desde o aleitamento materno, passando pela introdução dos primeiros alimentos até mudança dos hábitos alimentares com a busca de alimentos que não compõe a dieta diária daquele paciente.
Sendo mais objetivo na questão do emagrecimento, o nutricionista é fundamental e praticamente um agente obrigatório quando o qualquer indivíduo quer ou necessita emagrecer.
O Nutricionista deve ser procurado quando o paciente não sabe o que deve comer ou sofre de doenças e comorbidades associadas a alimentação.

Coaching

Um Coach é um profissional com técnicas e métodos específicos para conduzir seu cliente a atingir seus objetivos. Em relação ao emagrecimento o coaching irá auxiliar o indivíduo a encontrar seus motivos e caminhos para que ele caminhe na direção correta. A atuação é mais na área comportamental, buscando tirar as armadilhas do caminho e que objetivos sejam claros. O Coaching é indicado quando o paciente já conhece o que comer mas tem dificuldade em seguir o plano alimentar proposto.

Desta forma é fácil de entender que o coaching jamais irá substituir o nutricionista na questão de perda de peso. O coaching atua de maneira complementar na questão comportamental e motivacional fazendo com que o Coachee (nome dado ao individuo que passa pelo processo de coaching) consiga seguir a alimentação proposta.

Grupos de Emagrecimento

Grupo de Emagrecimento trará técnicas de Coaching e informações amplas da Nutrição (ou seja, não haverá prescrições individuais de dietas ou suplementação) com o apoio de outras pessoas que estão vivendo o mesmo objetivo que você para que todos caminhem juntos rumo ao sucesso do grupo. O Grupo é muito indicado para pessoas que já passaram por outros profissionais e métodos para emagrecer mas tem dificuldade de seguir em frente em suas tentativas rumo ao corpo saudável. A dinâmica do grupo e o apoio de todos os participantes farão desta experiência inesquecível.

Outro diferencial do grupo é a atuação multidisciplinar, no grupo normalmente você contato com educadores físicos, psicólogos, nutricionistas, coach, chefs ou cozinheiros, entre outros.

Em cada encontro você aprende mais sobre alimentação saudável, descobre um pouco mais sobre o que te motiva de verdade a buscar uma alimentação mais saudável e perder peso e recebe o apoio de pessoas que passam pelo mesmo momento de vida que você. Suas conquistas, anseios e dificuldades podem ser compartilhadas e superadas com apoio de todos.

Whatsapp Atendimento