Sempre escuto no consultório: Ah, mas festa de final de ano é só 1 vez ao ano, vou aproveitar! Depois volto a me alimentar de maneira saudável…

A pergunta que te faço é: Você está em processo de perda de peso? Não está feliz com o espelho? Não está na sua melhor forma física? Está tendo problemas de saúde por causa do excesso de peso? Então preste atenção nas comemorações de fim de ano, pois você pode facilmente ganhar uns 5 kg nessas festinhas e piorar seu estado atual. Geralmente chegamos ao final de ano cansados, cansados do trabalho, cansados da rotina, e muitas vezes acabamos querendo tirar férias, mas ao invés de ser só do trabalho e da rotina, tiramos férias de tudo, inclusive da atividade física e da alimentação saudável! E isso é péssimo, mas fazemos com frequência infelizmente. Sabe o que eu posso te contar? Que se você fizer isso será muito difícil e doloroso voltar a se alimentar de maneira correta, você terá muita dificuldade de voltar a treinar, terá muita preguiça de tudo isso! E isso acontece porque estava em processo de aprendizado de novos hábitos, estava exigindo esforço do seu cérebro e tudo o que ele quer é poupar energia, não quer se esforçar para adquirir novos hábitos. E você regrediu, conseguiu o que ele queria.

Mas voltando ao assunto final de ano, como então não engordar nessa época super festiva? Bem, primeiramente é muito importante você saber como quer se sentir, isso mesmo! Quer acabar o ano com sensação de vitória por conseguir ficar na sua meta de saúde ou quer sentir o fracasso por não conseguir manter bons hábitos? Onde você quer chegar? Quanto precisa perder de peso? Já perdeu e está em manutenção? Tudo vai depender.

Se você está em processo de perda de peso te aconselho a escolher umas 4 festas para comer de maneira “livre”, pode ser: ceia de Natal, Natal, Ano Novo e mais 1 confraternização. Mesmo assim você pode ganhar um pouco de peso. Resistir ou então adaptar os pratos nesses dias seria o ideal, mas sei que nem sempre é possível. O saldo ainda ficaria positivo, você não perderia peso, pode até ganhar 1 a 2 kg, mas perderá rapidamente.

Agora, se chutar o balde de vez e comer de maneira desenfreada, aceitar todos os convites e não decidir em quais festas você irá se permitir comer será trágico! Você além de ganhar muitos quilos terá muuuita dificuldade de voltar a ter bons hábitos, e quem sabe só consiga voltar depois do carnaval, pois sempre vai dizer para si mesmo: É só hoje! Auto sabotagem total.
Se você está em manutenção de peso, ou seja, já perdeu o peso desejado e está controlando para não reganhar, provavelmente você já terá novos hábitos enraizados e não será problema para você controlar a alimentação nessa época ou até mesmo comer de maneira livre de vez em quando. Você sabe o quanto é difícil mas muito prazeroso ter a sensação de vitória! Vale a pena ter disciplina e escolher melhor os alimentos.

Para não ganhar um monte de quilos nesse final de ano tente comer antes das festas, aí você não irá exagerar. Se for para cada um levar um prato prepare uma salada bem bonita e atraente, com frutas, nozes, enfim, capriche! Todos vão se deliciar e você poderá fazer um belo prato de salada e comer mais algum tipo de assado (carne) que tiver, aí sobra pouco espaço para aquela massa mais gordinha. E os doces? Prefira comer as frutas secas: damascos, frutas vermelhas (cereja, morangos, ameixa, etc) tâmaras e castanhas, e uma porção pequena das sobremesas, pois você já terá saciado a vontade de açúcar com esses outros alimentos.

Bebida alcoólica muitas vezes é um problema, por isso evite ou não passe de 1 taça (espumante, champanhe, vinho, etc.).
Evite massas com muita gordura, molhos à base de queijos e manteiga, evite molhos de salada muito gordurosos também, excesso de sobremesas, panetone e excesso de álcool. Prefira uma salada caprichada, com molho leves ou somente azeite de oliva, carnes assadas (pode ser o Peru sim! Mas tire a pele antes de consumir), lombinho assado, que tal um molho de abacaxi com pimenta para acompanhar? Rosbife é uma boa pedida também. E que tal uma farofa de amêndoas?

Tenho certeza de que você que quer chegar bem em 2018 fará o seu melhor para passar bem por essa época deliciosa do ano! O gostinho da conquista e da disciplina são deliciosos!