Curitiba possui o único mercado municipal do país só de orgânicos - Dra. Chris Vitola - Nutricionista Funcional - Curitiba - PR

Curitiba possui o único mercado municipal do país só de orgânicos

Olá Pessoal!

Curitiba tem um dos primeiros mercados municipais orgânicos do país.  Vale muito a pena conhecer o Mercado de Orgânicos. Os Alimentos são de ótima qualidade, os restaurantes são ótimos também e o ambiente é muito agradável. Temos que incentivar o consumo de orgânicos, além de comermos um ótimo alimento, estaremos incentivando com que mais produtores se interessem por produzir desta forma e conseqüentemente trazendo mais oferta de produtos no futuro com redução nos preços.

Veja a matéria abaixo que retirei da globo.com


O mercado nasceu para incentivar o plantio e o consumo sem agrotóxicos e também para evitar a contaminação dos rios que abastecem a cidade.

(http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2011/03/curitiba-possui-o-unico-mercado-municipal-do-pais-so-de-organicos.html)

Em Curitiba, já existe até uma espécie de shopping center só para essa nova categoria de produtos. No mesmo lugar, você encontra restaurante, mercearia, açougue, roupas, verduras. Tudo sem produtos químicos. É um mercado diferente, o único mercado municipal só de orgânicos do país. Nele, quem vende tem clientes fiéis e quem compra encontra uma variedade de produtos. A experiência que está dando certo é uma aposta para um futuro melhor para a cidade.

O mercado nasceu para incentivar tanto o plantio quanto o consumo sem agrotóxicos e, assim, evitar a contaminação dos rios que abastecem a cidade.

“Ao redor de Curitiba, a gente tem um cinturão verde da onde vem praticamente todas as hortaliças que nós consumimos no município, mas é também o lugar de onde vem praticamente toda a água que nós consumimos. Então, existia sempre uma preocupação muito grande com a qualidade dessa água, não só para hoje, mas uma visão futura”, afirma Marcelo Munaretto, diretor de unidades de abastecimento de Curitiba.

O administrador Marcos Mews vai ao mercado matar a saudade. Para ele, comer um alimento orgânico é resgatar os sabores da infância. “O sabor de antigamente, quando você plantava na sua casa, na sua horta. Isso dá o diferencial, é esse o gosto que você sente”, comenta.

Quem sabe essa volta ao passado não é o caminho para o futuro?